Pages

sábado, 31 de julho de 2010

Saída de Clown!


Olá, tudo bem pessoal?
Essa semana a Cia. Peripécias se reuniu para discutir e dar sequência na pesquisa de Clown (ou palhaço, caso prefiram assim) que o grupo realiza.
Confesso que em todos esses anos de teatro uma das figuras que mais me chamou a atenção e encantou foi o Clown, que infelizmente no Brasil é uma figura ainda marginalizada e tida como arte menor em relação a outros tipos de intervenções cênicas. Talvez porque ainda existam muitas pessoas sem instrução que colocam um nariz vermelho na cara e saem fazendo besteiras sem realmente conhecerem a grandeza e a complexidade que cerca e liga esse ser de luz e encantamento ao mundo em que vive e às pessoas que o cercam.
A menor mascara do mundo (o nariz vermelho) tem um poder de transformação muito grande, pessoal e social.
O clown não se interpreta, o clown é o ator, ou melhor, o ser humano dilatado. Se lutamos para sermos bem sucedidos socialmente o clown faz o contrário e deixa transparecer todas as suas mazelas, tudo aquilo que existe de mais ridículo nele, e se mostra assim, despido da personagem social que revelamos todos os dias, e livre para experimentar uma liberdade verdadeira, real, através do contato com os outros e com o mundo.
Hoje eu, Fátima Pessoa e Tatiane Archila fizemos uma saída às ruas afim de desenvolver nossos clowns. É incrível como intervenções artísticas nas ruas ainda assustam as pessoas no interior, ou pelo menos algumas delas... Algumas se sentem comovidas, outras querem dançar com você e te abraçar, mas outras fingem que não são com elas (parece até que não estamos ali), mas adoramos isso, 90% das pessoas entendem o que está acontecendo e te da atenção, para para te ouvir, enfim, ainda existem pessoas que se permitem sorrir. GRAÇAS A DEUS! E é por isso que continuamos firme! Porque acreditamos no riso e na alegria como forma de transformação social...

Até a proxima! Quem sabe não nos vemos por ai...?

Abraços...
Rodrigo Matias (cia.peripecias@gmail.com)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

3° Encontro de Palhaços de Assis

















E ai pessoal, tudo bem?
Hoje venho falar do Encontro de Palhaços de Assis-SP, que este ano acontece em sua terceira edição.
O encontro começou há pouco tempo mas vem crescendo a cada ano e se fortalecendo com a participação cada vez maior de palhaços de toda parte do Brasil, e agora rompendo também as barreiras internacionais, como é o caso do palhaço argentino Chacovachi, conhecido como palhaço "terceiromundista", que abrirá o encontro com seu espetáculo e permanecerá na cidade durante todo o evento. Partindo logo após para a Espanha.
Para mais informações deixo o endereço do blog: encontrodepalhacos.blogspot.com

Abraços!
Rodrigo Matias (cia.peripecias@gmail.com)

domingo, 25 de julho de 2010

Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto


E ai pessoal, tudo bem?
Ontem estivemos no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. O evento, um dos maiores e mais importantes festivais de teatro do país aconteceu entre os dias 15 e 24 deste mês e contou com grandes nomes do teatro nacional, além de companhias internacionais vindas do Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai.
Infelizmente, por falta de tempo, só conseguimos curtir o último dia do festival, mas ainda assim conseguimos assistir a dois espetáculos: o de rua "Amores no meio-fio" da Cia. do Miolo, de São Paulo-SP, e "Orégano", da Cia. Hecatombe de São José do Rio Preto. O primeiro foi apresentado na represa municipal as 16:00 h e o segundo à noite na Swift, as 19:00 h.
Essas são algumas fotos de "Amores no meio-fio". Eu particularmente gostei muito, principalmente da poesia que existe no trabalho e que é desenvolvida com muita competência pelo elenco, mas também da trilha sonora executada ao vivo pelos músicos/atores.





























Além dos bons espetáculos tive a felicidade de encontrar o Thiago e a Tauane, dois amigos que não via há pelo menos uns dois anos. Os dois são atores da Trupe Gato e Sapato e os conheci quando trouxeram à Penápolis o espetáculo "O palhaço e a Bailarina". São de São José do Rio Preto mesmo, mas hoje estudam Artes Cênicas em Londrina no Paraná, o que fez com que ficasse mais difícil vê-los com certa frequência. Abraços a vocês e muito teatro em suas vidas meus amigos.




























E é isso galera, festival de teatro é isso! Conhecer novas linguagens, novas pessoas, fazer amigos e trocar experiências. Sinto por não ter rolado de estar por mais tempo no FIT Rio Preto pois só de estar lá por um dia já deu pra sentir as boas vibrações que rolaram naquela cidade durante esses 10 dias de festival. Mas beleza! Foi ótimo, e aguardamos a edição de 2011!

Abraçosss...
Rodrigo Matias (cia.peripecias@gmail.com)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Espetáculo "Vácuo" em São Paulo.





Olá amigos! Desculpem o espaço de tempo que existiu entre a última postagem e essa, a vida estava um pouco corrida (besteira, ela sempre vai estar), mas espero poder dar mais atenção ao blog agora e trazer mais informações a respeito do que temos feito nos últimos tempos.

Bom. Essa postagem é sobre a apresentação que fizemos do espetáculo "Vácuo", de Penápolis, na fase estadual do Mapa Cultural Paulista, que aconteceu em São Paulo no SESC Santana há umas duas semanas atrás, no dia 25 de junho.








Esse espetáculo é do nosso grande amigo e colaborador da Cia. Peripécias de Teatro, Marcelo Martelo. O Marcelo é fundador do Grupo Teatro Traia, do qual somos parceiros também, e sempre que é preciso nos ajudamos mutuamente.






O monólogo chegou a fase estadual desse projeto e agora tem 5 apresentações compradas pela Secretaria de Estado da Cultura para serem feitas em 5 cidades diferentes do estado de São Paulo. Ainda não temos as datas e nem as cidades que receberão as apresentações, mas assim que soubermos estarei divulgando aqui também.





Ficha Técnica do Espetáculo:
Direção: Marcelo Martelo e Angélica Souza
Texto: Marcelo Marcelo
Operador de som: Ricardo Muraroto
Operador de luz: Rodrigo Matias

Ai vai um release da peça: